O cristão e a balada

balada_02_1280

Muitos dizem que cristão não pode ir numa balada “mundana” (detesto esse adjetivo). Será que não pode mesmo? Escrevi esse texto em 2007, por isso vocês vão ver menções ao Orkut, mas creio que muitos ainda hoje têm essa dúvida, dado o fato de que a Igreja Cristã brasileira ainda guarda muitos rincões legalistas onde o questionamento de respostas prontas, se realmente são bíblicas, são desestimulados ou até mesmo proibidos.

Confesso que não sou baladeiro, nem gosto desses ambientes “playboyzinhos”, gosto mais é de show, fora que não tenho muita saúde para isso mais, porém não posso interpretar as escrituras conforme meu gosto pessoal ou limitações dar respostas conforme minha realidade ou gosto pessoal. Dei uma pequena editada no texto, corrigindo alguns erros de português e formatação que consegui identificar e adicionando os versículos bíblicos faltantes, mas de resto não alterei nada (pô, em 2007 eu estava recém chegado ao protestantismo, me dêem um desconto, ainda tinha muitos vícios neopentecostais).

O que acontece numa balada? Se é tão ruim assim, por que surgem tantas baladas “gospel” (crentes e católicas)?
Será certo isso tudo? O que a Bíblia realmente diz a respeito?
Lí um depoimento no orkut e fui autorizado a publicá-lo aqui no meu blog pelo seu autor, identificado como “Charada”. Ele descreve perfeitamente o que acontece geralmente em baladas e dá uma opinião muito coerente sobre essas questões acima. Depois eu faço meu comentário. Enjoy:

“Tudo é um lance de sedução, existem pessoas que nem fumam, mas, quando vão para a balada, colocam um cigarrinho na boca, achando que aumenta o charme.
Sem contar a competição entre as mulheres; isso antes da balada que já te viram e já escolheram se vai ficar com o do Golf, do Xsara ou o do Audi. Em meio ao som eletrônico ou um Black americano, uma garrafa de smirnoff e levantada, uma descida sensual com o corpo e um olhar fulminante é o que elas fazem. Sem contar as estratégias boladas no banheiro com suas amigas: “Ai miga, agora eu cato ele”

Os homens nao ficam por menos, cheio de pose, querem fazer média para mostrar que tem dinheiro tomando garrafas e mais garrafas de Red label, com corpo malhado e com camisetinhas regata e corrente de 4kg de prata, maioria das vezes aço cirurgico, usando Nike shox de todas as cores, com calça da Diesel ou Doc Dog fumando Gudan.

Agora os crentes querem frequentar o mesmo ambiente que essas pessoas e querem achar tudo normal. Esquece! Balela…
Fazer uma filial, para não perder fieis… em vão… não dá para comparar. Os pastores de plantão colocam medo em submissos fieis que acham que viver as coisas do mundo é pecado, e às vezes imperdoável; pois, se as ovelhas nao ouvirem o pastor, a igrejinha não cresce. Por isso esse pânico que colocam sobre as coisas do mundo. Acabam interferindo no livre-arbítrio (livre agência) de cada um e moldando suas mentes de acordo com seus ideais, usando o Santo nome de Cristo.

Pecado não é nada mais do que errar o alvo, e o que é o alvo???Jesus – pois ele é o caminho a verdade e a vida, se seguir os preceitos dele, não há o que temer, isso está explicito:
“Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada??? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues a morte todos os dias; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.” Rom 8;35-37(Descrição de balada feita por Charada na comu “Jesus e Meus Vinte e Poucos Anos” do orkut.)

Eu às vezes canto numa banda secular e tenho que ir em baladas sempre (mas eu deteeeeesto baladas, só vou porque amo a arte que faço); mas Cristo está em nós 24 horas por dia, não temos que nos vestir com “capa de crente”.. Sou o que sou em tudo quanto é canto, com defeitos e qualidades…

Cristo resplandece em mim; ou melhor, apesar de mim, em qualquer lugar que eu vá. Por isso, penso que essas capas para nos “passarmos por santinhos” nos lugares seculares são uma baita hipocrisia, pois já somos santificados em Cristo…

Eu lembro quando eu fazia vários shows na igreja onde eu era líder de um ministério, antes da que estou agora, era muito legal e faziamos as coisas sem ficar preocupados em sermos “iguais” a nada, nem a ninguém, faziamos as coisas com toda a liberdade artística que Deus nos deu e até hoje não comparei se foram iguais, melhores ou piores aos shows seculares que já fui, pois para mim show é show, arte é arte… cristã ou não, é só segmentação..

Não são letras ou bandas que convertem, o Espírito Santo converte, se montamos uma banda cristã, é para expressar nossa gratidão pelo que Deus fez, faz e pode fazer, se Ele quiser, para quem O busca, e comunicar valores cristãos tão maravilhosos que foram esquecidos pela nossa sociedade pós-moderna…

Mas minha área de atuação é o heavy metal, são pessoas que dificilmente fazem essa diferenciação musical de “gospel”, cristão, satânico e coisas assim (salvo alguns grupos e tribos do estilo), pois música e balada não passam de entretenimento, nossos valores sociais e espirituais são determinados por diversos fatores, não por esses fatores de entretenimento isoladamente, como dizem os pastores mais “legalistas”…

Temos que parar de querer comparar as coisas… Os evangélicos fazem “baladas” nos moldes das seculares, ficam preocupados em agradar a quem, afinal de contas? Deus? Acho que não…

Nada contra o cristão ir em baladas seculares, mas não precisamos imitar os seculares, nem fazer as mesmas coisas…
Eu penso que se é para fazer uma “balada gospel”, não deve rolar essa preocupação de ser igual ou melhor que os seculares.. Acho que a comparação dos que organizam esse tipo de evento é infeliz.. Podemos fazer nossas festas com muito mais e melhor conteúdo e alegria que as baladas seculares (eu realmente não gosto de balada.. hehe)

A intenção de público de balada, numa boa parte dos casos, é afirmar um status sobre o grupinho de amigos ou amigas, ou pretender afirmar… Muitos vão numa balada para se afirmar através do ter, e não do ser, o que não é nada cristão e é infeliz tentar trazer isso para o nosso meio (se bem que o valor de se ter como sendo mais importante que o ser já reina triunfante sobre o meio evangélico atual). Se você vai numa balada para isso, para afirmar status, para encher a cara, para “pegar” uma pessoa, então, amigão, você está pecando. Melhor parar e se arrepender. Mas há aqueles que vão numa balada só p/ dançar mesmo, só p/ curtir o som…

Como cristãos, temos todo o direito ao entretenimento (saudável) e não devemos nos furtar disso… Quem gosta de ir em baladas, isso pode ser algo saudável.. Você trabalha a semana inteira, tem seu papel na igreja local, tem seu papel na família.. Você precisa de um “saída da rotina”, de uma diversão… E cada um se diverte como acha divertido, hehe… Deus não proíbe a diversão, o entretenimento, as festas.. Uma balada equivale a uma “festa” e de festa Israel conhecia muito bem, pois até ordem de fazer festa o povo judeu recebeu (Deus não mandou fazer balada, não é o que estou dizendo, antes que algum “analfabeto funcional” diga que estou afirmando isso), ou seja, Deus não é contra o divertimento, a dança, a alegria. Dentro dos limites saudáveis, sem pecado, as festas não religiosas também não são proibidas. Jesus mesmo foi em festa de casamento, que não era uma festa religiosa, mas uma celebração após um evento religioso. Enfim, há sim liberdade para a diversão secular, desde que sem pecado, e não podemos permitir que nos prendam em jugo além do que Deus nos dá:

Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
“Não manuseie! ” “Não prove! ” “Não toque! “?
Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.
Colossenses 2:20-23

O “gospel” trouxe as baladas, os shows, o entretenimento para a Igreja, e acho isso legal, só discordo quando o culto a Deus perde espaço para o entretenimento, ou quando heresias neopentecostais são disseminadas nesses eventos; mas quando cada coisa fica no seu devido lugar, é muito bom proporcionar um divertimento num contexto “evangélico”.

Enfim, Entretenimento evangélico é legal, mas tentar “encaixá-lo” aos padrões seculares, imitar, ou ao menos comparar um segmento com outro é infeliz e torna as baladas “gospel” muito chatas..  É a mesma coisa que tentar fazer um show para o público metal nos moldes de um show de forró.. Fica horível! Um segmento nada tem a ver com outro.. Talvez um cara lá, sei lá, curte forró e metal, mas ele tá indo num show de metal e quer ver um ambiente escuro, o pessoal de roupa preta agitando, batendo cabeça.. etc.. Ele não foi lá p/ ver dançarinas em trajes sumários dançando ao som do “cãozinho dos teclados atmosféricos vampíricos”, haha…

O cristianismo nos dá essa liberdade de freqüentarmos os lugares onde achamos melhor, e Cristo nos acompanhará onde quer que formos. Por isso é bom frequentar lugares onde Ele se sinta bem, onde não façamos coisas que O desagradem. Se vamos à uma balada secular, então aproveitemos o máximo que o evento pode nos proporcionar, com santidade. Ou é bom nem ir nesses lugares, mude os hábitos. Ele vale o esforço. Quem é cristão firme, não tem o que se preocupar, como disse o charada, pois nossos hábitos, nossa natureza não nos permitirão irmos além daquilo a que estamos acostumados. Se estamos acostumados a viver uma vida casta, viver o cristianismo, seremos cristãos aonde quer que estejamos. Não devemos nos furtar de nossa liberdade por causa do medo de alguns líderes.

Lembrando do que diz a Escritura:

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne..
Gálatas 5:13

Sendo mais claro. A posição é a seguinte: Não é pecado. Sei que nem tudo convém, como diz a Bíblia, mas isso é permitido. Baladas não estão entre as coisas que “não convêm”. O que não convém é pecar. Não peque, seja numa balada, seja em qualquer outro lugar. O pecado não convém. Podemos pecar, mas não devemos pecar (É lícito, mas não convém).

Também pecamos em caminhar deliberadamente num caminho que conduzirá à perdição. Na balada você só vai para dançar? Não vai lá para “pegar” umas menininhas ou menininhos? Não vai lá para simular relações sexuais em danças lascivas e nada cristãs? Não vai lá para apoiar mensagens e atitudes que são totalmente contra o que Jesus pregou e incentivam o que a Bíblia chama de pecado? É verdade mesmo? Não tem como mentir para Deus. Se é para ir na balada e aproveitar de maneira saudável, tanto física (sem bebedices, drogas, danças sexuais, etc..) como espiritual (sem palavrões ofensivos, sem a “pegação”, etc..) então não há problema.

Uma menina me abordou perguntando que acredita que não é pecado, que só vai lá festejar com amigos, mas a mãe dela não deixa ela ir numa balada. Ora, a Bíblia diz para honrar pai e mãe. Se você está sob a tutela dos pais, então seja submissa. Se você for numa balada mentindo, impondo ou escondendo de seus pais, então você estará pecando. Baladas são coisas dispensáveis na diversão do cristão (e não só do cristão). Se os pais não permitem, procure se divertir com outra coisa. Um conselho que dou é convidar os pais para irem junto nas baladas, assim eles adquirem confiança e ajudam a escolher também um bom lugar para ir. Outra coisa: Escolha sempre boas companhias para estar junto (não só nas baladas, mas em qualquer lugar) pois a Bíblia diz que as más conversações corrompem os bons costumes (I Cor 15:33).

Sola Scriptura.

About these ads

32 respostas

  1. Estou meia confusa quanto a isso, tipo, eu sou em uma igreja evangélica, pelo menos meu lider de adolescentes não gosta muito que agente vá a esse tipo de lugar, sei lá porque é ”mundano” eles não explicaram ao certo…. Nem minha mãe que também é meia contra isso consegue me explicar direito, tipo porque ela é contra até eu em ir em feta da escola quanto mais numa balada. E eu tenho vontade de ir em uma…Aí eu fico meia sem saber, por que seria errado?, se são os nossos atos q contam… porque eu posso ir numa balada , ou festa e não fazer “o que é errado” o várias pessoas fariam o que não devem, e ir só para curtir, me divertir…Fiko na dúvida, e até hoje ninguem consegui me explicar isso direito, pq pelo q eu saiba não tem conceito na Béblia que condene isso, a não ser pelos seus atos que você faz de errado…se alguem puder me dar algumas dicas, idéias…me add no msn, ou me mandem e-mail:Laiani_lago@hotmail.com

  2. se converte pelo amor de Deus lugar de Crente eh na igreja !!!!em pedro diz q devemos ser santo assim como o noso Deus eh santo !!!! Deus eh santo , e pede santidade !!!a luz naum se mistura com as trevas e nem mesmo a agua com o oleo !!!Deus naum si mistura com pecado e muito menos com demonios !!! gente Jesus esta voltando , para buscar sua noiva imaculada !!!! sem marca…lembrando q a biblia tbm diz : tudo mi eh licito , mas nem tudo mi converm !!!!

    1. Querido, dançar é pecado? Ouvir música é pecado? Quem nunca foi a uma balada acha que lá tem um bando de bêbado só afim de ficar com alguém. Não é bem assim. Algumas pessoas até vão com essa vontade, mas não significa que todas são assim. As que vão com vontade de pecar, pecam em qualquer lugar. Lugar de crente é na igreja? Eu me pergunto porque todo crente fanático acha isso. Não existe na bíblia a obrigatoriedade de frequentar uma igreja, por exemplo, toda semana. Passar um sábado à noite com meu namorado ouvindo música eletrônica ou rock que nós gostamos, vai nos fazer pecar em quê? Infelizmente para alguns crentes tudo é do mundo. Se não fala de Deus é do mundo e não faz bem. Sendo assim vamos só comprar produtos de empresas cristãs, produzidas por mãos cristãs, vendidas em comércios cristãos. Por que vai saber se o dono da empresa é ateu, não é?
      Isso é falta de ler a bíblia e ouvir demais pastores que nem tem entendimento direito da bíblia, desses que abrem igreja em qualquer lugar e falam suas opiniões e não de fato o que está na bíblia. Meu sogro é pastor, formado em teologia, estuda todos os dias sobre a bíblia e tudo o que a cerca. Ele não vai à baladas, mas também não é contra porque tem o entendimento bíblico e sabe que “sair pra dançar” não é pecado. Na bíblia diz que há tempo para tudo meu caro. Não confunda as coisas e pesquise mais sobre o tema para ver que o autor do texto talvez seja mais convertido que você. Ser convertido não é bater cartão na igreja, é ser igreja. Lembre-se sempre disso.
      E quem aqui passa 24 horas só evangelizando? Só falando de Deus? Não lê notícias do que acontece no mundo, não estuda, não trabalha afinal de contas temos a missão de evangelizar o tempo todo? Quem faz isso? Se tiver uma festinha da filha do vizinho vai, mesmo que ele não fique tocando música gospel, mas ir num local onde vai uma banda tocar não pode? Quem quer se embebedar, vai no mercado e compra algo alcoólico. Quer quer só “pegar alguém”, pega alguém do trabalho, da faculdade, da rua onde mora. É o falso evangelho. Não pode ir em balada, não pode ouvir uma música que não seja gospel mesmo que essa só fale de amor, não pode isso ou aquilo. Mas aí se preocupa tanto com isso que se esquece de amar o próximo, de ir num local onde pessoas carentes precisam de ajuda, não doam coisas usadas pra quem precisa, fofoca, se preocupa porque a irmã faltou duas semanas na igreja, repara na roupa que alguém está usando e pra tudo que não concorda diz misericórdia. Isso se chama hipocrisia.

  3. Para quem me perguntou sobre ir ou não na balada. A posição é a seguinte: Não é pecado. Sei nem tudo convém, mas isso é permitido. Baladas não estão entre as coisas que “não convém”. O que não convém é pecar. As vezes pecamos por não amar ao próximo e fazendo ocisas dando um “dane-se” para a saúde mental ou mesmo física das pessoas, mas também pecamos em caminhar deliberadamente no caminho que conduzirá à perdição. Na balada você só vai para dançar? Não vai lá para “pegar” umas menininhas ou menininhos? É verdade mesmo? Não tem como mentir para Deus.Se é para ir na balada e aproveitar de maneira saudável, tanto física (sem bebedices, fumo, drogas..) como espiritual (sem palavrões ofensivos, sem a “pegação”, etc..) então não há problema.Só que há um comentário aí dizendo que a mãe não concorda. Ora, a Bíblia diz para honrar pai e mãe. Se você está sob a tutela dos pais, então seja submissa. Se você for numa balada mentindo, impondo ou escondendo de seus pais, então você estará pecando. Baladas são coisas dispensáveis na diversão do cristão (e não só do cristão). Se os pais não permitem, procure se divertir com outra coisa. Um conselho que dou é convidar os pais para irem junto nas baladas, assim eles adquirem confiança e ajudam a escolher também um bom lugar para ir. Outra coisa: Escolha sempre boas companhias para estar junto (não só nas baladas, mas em qualquer lugar) pois a Bíblia diz que as más conversações corrompem os bons costumes (I Cor 15:33).Bom, é isso. Espero ter ajudado, qualquer coisa posto mais por aqui mesmo..Deus abençoe a todos..

  4. Rick,Aprende a escrever em português primeiro, depois a gente conversa.Se você não sabe nem escrever direito, não é de se estranhar que não tenha entendido (se é que leu realmente) meu texto.Expressões ofensivas serão excluídas do meu blog. Agradeço a colaboração.

  5. hehehe ^^eu tava preocupado com esse assunto…alguns amigos me convidaram pra balada e eu aceitei.Mas estava apreensivo em relação a isso…Agora to sussu!Deus o abençõe! :)

  6. eu tava com medo de sair na balada .. de axé algo q eu gosto desde de novinha .. eu sou nova convertida a pouquissimo tempo ..e faloa vc ano me arrependir ,mais se eu soubesse q ia ser essa pressão toda nao teria me batizado ..eu vou para a balada mais tranquila depois desse seu comentario ai ..sobre cristianismo e balada ..fiquei bem tranquila . brigada !!!

  7. eu tava com medo de sair na balada .. de axé algo q eu gosto desde de novinha .. eu sou nova convertida a pouquissimo tempo ..e faloa vc ano me arrependir ,mais se eu soubesse q ia ser essa pressão toda nao teria me batizado ..eu vou para a balada mais tranquila depois desse seu comentario ai ..sobre cristianismo e balada ..fiquei bem tranquila . brigada !!!

  8. gente precisamos vigiar!!!

    Seguinte! Não está na bíblia não tampe os olhos e atravesse a rua, Mas… Quem faz isso? Não e fato de estar na bíblia ou não! Sábe o problema e que se Vc e luz o que está fazendo em lugares assim? evangelizando? Será que Vc tem coragem?? Pois o último MANDAMENTO de Jesus antes de subir ou o IDÉ e pregai o EVANGELHO a “TODAAAA” criatura!

    Pq missionários morrem queimados? Morrem a pedradas? Pq não desistem do evangelho? afinal eles deviam ir a uma balada!!! Num e isso que estão ensinando aqui? Vamus rasgar a bíblia tbm?

    Paulo disse mto bem a timóteo! Disse: timóteo tome muito cuidado com as paixões da juventude…

    É mesmo a passagem bíbliaca que o irmão passou tah errada… O pq paulo disse que enfrentá a morte todos os dias são como ovelhas ao matadouro foi pq na época a igreja era perseguida… Pare de texto fora de contexto pra encobrir o que não conseguimos renunciar!!

    Mais irmãos Vamus vigiar a palavra diz que ele vira como um ladrão, virá e pagará mtos esprevinidos!

    bem aventurado o servo que quando o seu Senhor chegar estiver trabalhando!!!

    Existem mtos perdido e nosso compromisso em amar o próximo? Vamus pregar isso a eles??

    Tenho 22 anos e sou de uma igreja que tem mtos jovens saímos e fazemos mtas coisas mais entre irmãos pq entendemos o pq Jesus disse que temos que ser um! E todos nos divertimos demais… Sem precisar estar em baladas pq Salmos 84:10 diz eu prefiro estar um só dia na sua casa do que mil dias em qualquer outro lugar!

    Tem tantas coisas que pode um crente fazer.. Louvorzao, acampamento, praia, confraternização na casa de alguém, churrasco, boliche, game nossa tanta tanto…

    Espero que tenho ajudado amo todos Vcs em Cristo Jesus!!!!

    1. E quando você está unido com os jovens da igreja, fazendo várias coisas entre irmãos nesses acampamentos, confraternizações de igreja, louvorzão você está pregando para quem? Para quem já ouviu falar de Deus?
      Não devemos ir na balada ouvir música e dançar porque deveríamos estar evangelizando. Então vamos parar de trabalhar e estudar, afinal devemos ficar 24 horas evangelizando. É isso mesmo?
      Querido, está na bíblia que devemos ter tempo para tudo, até para se entristecer então cuidado com esses pastores que ensinam o que é errado para eles e não segundo a bíblia. Pergunte a pastores formados em teologia onde está escrito na bíblia que é proibido se divertir. E ficar só entre jovens da igreja o irá separar de jovens que precisam de você. As pessoas que estão longe de Deus precisam ver você como exemplo de vida. Eles vão ver como uma pessoa passando por dificuldades, tantas responsabilidades ainda vive tão feliz. Vão querer saber que Deus é esse que transforma a vida das pessoas. Mas se você se afastar das “pessoas do mundo” para viver só na igreja, como fará isso?

  9. SEGURANÇA DE BALADAS E BARZINHOS | Responder

    Quanta besteira,tu já ta pra lá de contaminada com esse sistema mundano,e nem se deu conta ainda do quão afastada(o) esta da realidade da verdadeira vida com Cristo,Mundo é mundo,ou nos separamos,ou o adrimos.Não da para estar num lugar desses e manter a mente totalmente ligada em Cristo,há muitas outras opções de lazer saudavel:bola,voley,passear no parque,ir a praia com pudor e recato,zoológico,cinema,etc…
    Agora não me venha com essa de frequentar um ambiente poluído(pessoas bebendo,transpirando as mesmas substâncias que ingeriu e outros absorvendo toda essa imundicia)que isso possa vir a ser de alguma forma proveitoso.
    E para o povo de DEUS e principalmente os mais jovens fica esse alerta:Não se contamine!
    “Ouvi outra vóz do céu dizer:Sai dela,povo meu,para que não sejas participantes dos seus pecados,para que não incorras nas suas pragas!Apocalipse 18:4
    Sair da onde?R.:Sair desse sistema antagônico(contrário)A DEUS.
    A quem se refere essa passagem(profecia)biblica?R.:É para todo aquele que com um coração totalmente sincero deseja seguir a Jesus.

  10. SEGURANÇA DE BALADAS E BARZINHOS | Responder

    Jesus disse que bem aventurado “aqueles”servos,os quais,quando o Senhor vier,achar VIGIANDO!Lucas 12:37

    Definição de vigiar:TOMAR CUÍDADO!CUIDAR!
    Se refere aqui esta passagem em cuidar-se de si mesmos(oque poucos estão fazendo)da sua alma,da sua comunhão com DEUS,pois não adianta ganhar o mundo inteiro diz a PALAVRA,e contudo,perder a sua alma!
    Esse versículo não diz de maneira alguma a respeito de trabalho.
    O evangelho deve ser sim anunciado,mas,e principalmente pelo meu testemunho pessoal de verdadeira conversão,não de convecimento!
    Vigie a tua alma!Vigie a tua alma!Veja onde você está focando a sua atenção!Zele por ela,mantenha-a limpa,sem as contaminações desse mundo.Aquele que esta em pé vigie(cuide) para que não caia!1Co.10:12.Não queira dar um de super crente,você pode cair e cair feio!
    Hoje sou ex-segurança trabalhei na área desde 1988 até algum tempo atraz.

    1. Obrigado amigo por participar dessa discussão aqui, mas você colocou frases de efeito, versículos fora do contexto desse tema, mas não colocou algo concreto sobre o tema. Deu sua opinião, mas não de forma consistente. Minha posição é que o lugar não faz o pecador, nos somos caídos por natureza. Nosso dever é resistir e fugir do pecado, mas ir na balada não é pecado, o que se faz lá dentro é que se classifica como pecado ou não. O papel do jovem é se auto-examinar e não mentir para si mesmo, porque a Deus não se engana, sobre o que ele vai fazer numa balada. Se for algo saudável, como dançar, se divertir, sem bebedeiras, com amizades saudáveis, biblicamente não é pecado. Por mais que eu não goste de baladas (e não gosto mesmo), não posso alterar a Palavra de Deus e colocar fardo que Jesus não deu. Agora se o jovem vai “pegar mulher”, encher a cara e outras coisas abomináveis, aí ele está pecando ao sair de casa, e não é só numa balada não, até na igreja, se está lá pelo motivo errado, já está pecando. É isso que vejo nas baladas gospel, como descrevi aqui. Enfim, não é o lugar que é pecado, se divertir não é pecado e nem todo mundo se diverte fazendo esportes, nós não temos que determinar aos mais jovens o que eles podem ou não fazer (jogar bola era pecado até um tempo atrás, lembra-se?). Temos que ensinar os valores bíblicos de resistir e fugir do pecado e eles estarão abertos e inteligentes para d discernir qual lugar ir ou não ir e o que fazer ou não fazer lá..

      Abraços..

  11. Sou da igreja deis de pequena e resolvi batizar a apenas agora com 20 anos hoje jáh desci as aguas, ta sendo MUITO dificil. porque mesmo sendo deis de pequena da igreja eu antes de batizar sempre estava em baladas, bebendo e até beijando na boca, mais hoje batizada tenho muito temor do que fazer, mais estou vendo que estou endoidando com isso de não poder sair e estou muito mal, e até arrependida, mesmo tendo pensado tanto nisso, mais vi que na verdade não é pecado ir pra balada e tals e sim as atitudes que vc faz na balada, entao o problema nao é a balada e sim suas atitides, se nós formos seguir tdu a risca acabamos endoidando falo por mim mesma!

  12. Surian é claro que não é pecado ir a balada!
    Ir no puteiro, ir a praia de nudismo, ir aonde vende drogas, assistir um filme porno e etc…
    Já que tenho que auto-examinar e não mentir para si mesmo
    porque a Deus não se engana.

    Então o que eu faço com Salmos 1:1-6 que diz:
    Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
    Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
    É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
    Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
    Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
    Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

    o Salmo 1 eu jogo no lixo? pois é você que está destorcendo a palavra, em falar que um ambiente desse é saudável para um Cristão.

    Como você mesmo falou no seu comentário não acho certo baladas gospel, usando suas palavras.
    Temos que parar de querer comparar as coisas… Os evangélicos fazem “baladas” nos moldes das seculares, ficam preocupados em agradar a quem, afinal de contas? Deus? Acho que não…

    Meu querido irmão se fazemos baladas gospel é para agradar a nós mesmo, só que a diferença é que todos que estão ali buscam a mesma coisa vive a Cristo!

    E se é o teu trabalho tocar em baladas amem, começa a orar para que Deus lhe arrumei um emprego a qual você ganhe fazendo a obra dEle.

  13. E mais tenho 22 anos e vivia em baladas, e não eram qualquer baladas.
    Baladas caras, boates caras!
    Agora você de vez ser instrumento de Deus, para conduzir os jovens na direção certa.
    Vem com essa de que balada não é pecado, e sim, se a sua intenção for errada.
    Me poupe meu irmão, do jeito que o mundo ta, um jovem vai para balada só pra dançar e se divertir com os amigos.
    Agora imagine comigo, a mylleninha nova convertida vai na balada de axé como ela disse.
    O que vai passar na cabeça dessa menina!
    Vai trazer para vida dela um auto-destruição psicológica, pois vai estar em um ambiente que foge da palavra de Deus, e depois vai para igreja aonde vai ser dito que devemos ser santos e fujir das tentações.
    Essa menina vai pirar como a Thamy está pirando.
    Ai vem você, e fala que é saudável ir a balada!
    O que me entristece é saber que muito jovens leu essa besteira que você postou e se destrói.
    Depois fica para os lideres deles tentar resgatar.

  14. SURIAN TO C A CABEÇA A MIL DEVIDO AO ASSUNTO BALADAS!GOSTO MUITO DE MUSICA E REALMENTE JA LI NA BIBLIA Q DEVEMOS SER SANTOS!POREM VEJO ISSO COMO DEVEMOS TER O PROCEDER (ATITUDES CORRETAS A UM CRISTAO), E Q ME DIVERTIR DANÇANDO S MALICIA, MUSICAS BOAS, N SERIA PECADO!ATE PQ SERIA IMPOSSIVEL VIVER SEPARADO FISICAMENTE DO MUNDO,N PODERIAMOS NEM TRABALHAR,ESTUDAR(AFINAL N TODO MUNDO NO COLEG OU N TRABAL E CRENT)POREM DIZ Q NAO DEVEMOS AMAR O MUNDO,E NEG A NOS MESMOS!ME AJUDE FICO EM CONFLITO DEVIDO A ESSAS INDAGAÇOES!

    1. Fuja do pecado. Não peque. Se você peca na balada, não vá. Se não peca, se divirta!

  15. VC FREQUENTA AGUMA IGREJA,TALVEZ UMA Q NAO ME CRUCIFIXE POR GOSTAR DE DANÇAR EM FESTAS (DESDE Q AS MUSICAS N SEJAM ANTIBIBLICAS)!PQ ACHO MEIO HIPOCRISIA ESSE NEGOCIO D BALADA GOSPEL!EU NUNCA CONSEGUIRIA BUSCAR A DEUS AO SOM D TUTUTUTUMM!E ACHO Q MUITAS VEES AS PESSOAS DENTRO DA IGREJA DANÇAM FUNK GOSPEL C SENSUALIDADE!EU MESMO JA SENTI Q FIZ ISSO E ME SENTI MAIS SUJA DO Q SE TIVESSE IDO A UMA FESTA SECULAR!PODERIA IR LA SEM PECAR E FIZ ISSO DENTRO D CASA DE DEUS!ACHO Q ME SENTIA SUFOCADA P TANTOS N PODEM!

  16. BEM GOSTARIA TANTO DE IR UMA IGREJA EM Q TIVESSEM PESSOAS Q PENSAM COMO EU !ASSIM TERIA COMPANHIA PARA IR DANÇAR COM PESSOAS Q NAO IAM APELAR ,DANÇAR REBOLANDO,NEM FICAR BEBENDO ,USANDO DROGAS!VC DIZ Q ESTA NUMA IGREJA !QUAL E O NOME DELA!PQ POR ENQUANTO SO ACHEI CATOLICOS Q PENSASSEM COMO EU !N QUERIA VOLTAR A SER CATOLICA!

    1. Oi querida. Eu sou da Igreja Luterana.. Vc é de qual cidade? Talvez tenha uma perto de vc..

  17. Bom , só lhe respondo com duas coisa, isso é uma opinião dele, sem base nenhuma, eu li e reli o texto e não encontrei 1, isso mesmo sequer 1 citação de uma passagem biblica nesse texto:

    Segundo já que ele não citou nada, eu cito porm ele :

    Todas coisas me são licitas, Mais nem todas me convém.. todas as coisas me são licitas mais não me deixarei levar por nenhuma delas ….

    ” E se verdadeiramente o FILHO vos libertar sereis livres … aquele que roubava não rouba mais, aquele que adulterava não adultera mais, o que se prostituia, não se prostitui mais, aquele que se embebedava, não se embriaga mais, e assim por diante…( n/a

    Sabe por que hoje muitos estão querendo dizer, ahh isso não tem nada, aquilo também não você é careta e tals :

    INFELIZMENTE O FILHO VERDADEIRAMENTE NÃO OS LIBERTOU …

    Temos muitas formas de nos divertimos, e nos alegrarmos,se foi citasr, vou ficar o dia todo escrevendo, realmente temos e devemos fazer isso, mais o que lhe convém …( eis a questão ???)

    Por fim :

    Quando eu invento uma desuculpa, ou me defendo sobre uma coisa errada que estou praticando , quer dizer que não me arrependi dela, ou seja, não fui liberto pelo Filho de Deus, como dizia João Batista: LÁ VEM BENDITO É O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO …. ohhh glória a Deus por isso …

  18. gente, eu discordo com tudo, primeiro voce ja imaginou se jesus cristo vier e te encontrar na balada. isso nao e digno, voce esta a usar mil desculpas para se desculpar das coisas erradas.

  19. Andreia Oliveira | Responder

    Triste ouvir de uma pessoa que se diz cristã…que segue a cristo, teoricamente, falar em alto e bom som, à jovens e jovens na fé, que é lícito frequentar lugares onde é sabido por todos o que geralmente acontece. Realmente o Evangelho de Cristo não é para todos, somente para aqueles que têm prazer em adora-lo, que reconhecem que precisam desesperadamente de Salvação, por Sua misericórdia e graça somos embaixadores e servos de Cristo, por amor, em obediência, e apesar de sermos pecadores de nascimento Ele nos recebe para que , através arrependimento, de novo nascimento pela fé em Seu Filho Jesus cristo, Ele, através de nossas vidas possa mostrar ao mundo o Seu caminho, a Sua Cruz, não podemos esquecer que a porta ‘é estreita e que o CAMINHO também é estreito, não mais eu mais cristo vive em mim, simples assim.
    Paz do Senho Jesus!

  20. concordo com o suriam, se a balada(ou qualquer outra coisa) te faz pecar dexe-a de lado se nao divirta-se…so que as baladas nos modles hj de funk e sertanejo universitario nao da nao! como se divertir glorificando a Deus ao som de “ai se eu te pego” e coisas do genero? temos que ter dicernimento,e como diz lutero ter a conciencia escrava da palavra de Deus…ae sim o espirito santo santo de Deus vai falar direitinho de forma inconfundivel ao seu coraçao…agora dou um conselho a quem nao sabe se e certo ou nao ir a baladas e coisas do tipo… SE VC TEM DUVIDAS, NEM QUE SEJA UM POUCO, NAO VA!

    1. Concordo. Essas bagunças que rolam em alguns rincões aí não é ambiente para cristão não. De jeito nenhum..

  21. Oi Thiago,e sobre o que a Bilblia diz que nós não podemos nos sentar na roda dos escarnecedores,e nem adorar dois deuses? Tenho 23 anos e tenho amigos cristãos e não cristãos,e gosto muito de dançar forro e sertanejo,e de outras musicas, Sou da igreja e canto no Coral,e minha família ta td em cima de mim,dizendo que eu não posso,que não é o certo. Eu não saio para beber,tbm não fumo,e nem gosto dessas paradas de ficar,até gostava,mas quando eu era mais nova. Eu li o seu artigo. E queria realmente encontrar algo em que eu possa me basear,e não me afastar da presença de Deus.Mas eu tbm gosto de me divertir com os meus amigos,estou tentando fazer um acordo com eles,uma vez eles vão em um show que eu gosto(afinal eu tbm quero evangeliza-los) e tbm gosto de musica gospel. outra vez eu vou no que nós de fato nos gostamos. Mas tenho medo que Deus não fique feliz com isso(que isso de fato seja um erro),segundo a palavra.

    1. Esses dias recebi uma pergunta muito parecida com a sua. Espero que sane a sua dúvida:

      “Qual é a sua opinião sobre amizades com não crentes? (leia: ateus, agnósticos, homossex, gente descompromissada com Deus, gente que não quer saber de Deus). Tenho me preocupado com os amigos que tenho andado, pois mtas vezes esses relacionamentos não me edificam. Mas sem eles fico só. O que fazer?”

      Fique em paz e cultive boas amizades, independente da fé deles. Só não faça as mesmas coisas que desagradam a Deus que eles fazem. É fique perto de quem tenha bons costumes morais, independente da fé. Você não tem que evitar essas pessoas porque elas não crêem como você crê. Não é isso que a Bíblia ensina.
      Em 1 Corintios 5, a Bíblia explica :
      9 Na outra carta que escrevi a vocês, eu recomendei que vocês não tivessem nada a ver com gente imoral.
      10 Eu não quis dizer que neste mundo vocês devem ficar separados dos pagãos que são imorais, avarentos, ladrões ou que adoram ídolos. Pois, para evitar essas pessoas, vocês teriam de sair deste mundo.
      11 O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.
      12 ( 12 – 13 ) Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará. Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Expulsem do meio de vocês esse homem imoral. ”

  22. É como dizem:
    A IGREJA É A CASA DE DEUS, E A BALADA É A CASA DO DIABO!

  23. isrrael pecou se contaminando com os costumes dos impios , e DEUS se afastou deles , não faça igual a isrrael , não pegue os costumes dos impios para que o ESPIRITO SANTO não se afaste-se de você ………

  24. como esquecer do SANTO ESPIRITO QUE ABITA EM NÓS, não entristeçais o ESPIRITO SANTO , no qual estais selado para o dia da redenção efesios 4:30

Seu comentário, mimimi, elogio, crítica, sugestão, aqui por favor:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.397 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: