“Jamais consegui nada, nem mesmo me tomar malvado; não consegui ser belo, nem mau, nem canalha, nem herói, nem mesmo um inseto. E agora, termino a existência no meu cantinho, onde tento piedosamente me consolar, aliás sem sucesso, dizendo me que um homem inteligente não consegue nunca se tornar alguma coisa, e que só o imbecil triunfa.
Declaro vos solenemente: um grande número de vezes já tentei tornar me um inseto; mas não fui julgado digno disso.”

Eu iniciei a leitura de “O Subsolo”, de Dostoiévski, e me deparei com essas palavras acima. Confesso que tive que balançar a cabeça em sinal de aprovação à elas. Quantas vezes eu já não me senti assim? Quantas vezes eu me lamentei e sofri por causa das injustiças desse mundo? Foram incontáveis vezes. Sei que você também já se sentiu assim.

Abaixei minha cabeça e comecei a orar, meio que protestando contra isso para Deus. Por que o mundo dá tanto valor para aqueles que se comportam mal? Por que muitos corruptos sobem e se mantém no poder? Por que as igrejas e seitas que tomam o nome de Deus para fins financeiros, megalomaníacos, ególatras, lascivos, e outras atrocidades dão tão certo por aí? Por que vejo relacionamentos amorosos onde um dos cônjuges é fiel, digno, além de suspeitas, íntegro, muitas vezes essa pessoa é traída, destratada, humilhada e colocada numa depressão e insegurança amorosa sem fim? Por que vejo tantas pessoas excelentes doentes em hospitais? Por que ainda vejo tantas crianças lindas, maravilhosas nascendo com enfermidades e seqüelas irreparáveis, tanto físicas quanto emocionais das irresponsabilidades dos seus pais? São tantas coisas que esse pequeno espaço aqui no Orkut não seria suficiente para acolher tantas dúvidas e indagações. No final de todas as minhas perguntas, eu fiz uma outra: Por que ainda vejo muitas pessoas tão más vivendo tão bem?
Será que têm real fundamento essas perguntas?

Não. Não tenho as respostas para essas dificuldades. Nunca terei, talvez. Deus, O Criador, assim instituiu e confio em Sua sabedoria. Posso não entender Sua maneira de agir, mas Ele sabe muito bem o que faz.

Muitos dizem que Ele se cala diante de tantas coisas confusas, diante das injustiças que sofremos. Muitos até se pervertem e começam a fazer as mesmas coisas que os homens ímpios fazem, achando que, se os maus se dão bem, eles também se darão bem em fazer o mau.

Deus não se cala diante dessas injustiças. Muitas coisas que nos acontecem nunca serão explicadas, ficaremos com o “por quê” na mente até confiarmos que Deus estava cuidando de nós, mesmo que não O estivéssemos vendo agir, ou sentindo. Peguei minha Bíblia e fui procurar algumas respostas. Achei conselhos que são verdadeiras respostas às nossas inquietações sobre todo esse mal.
Compartilho com vocês aqui algumas coisas que a Bíblia diz em relação a tudo isso. Cumpram esses conselhos, é nosso Pai que nos manda:

Eclesiastes 11:
13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Salmo 37:23 Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.
24 Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.
34 Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.
35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
36 Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se póde encontrar.37 Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.
38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas.
39 Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.
40 E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

Mateus 6:19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração…
25 ¶ Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Anúncios