Esses dias fui entrevistado na comunidade da Igreja Batista, no orkut. Gostei muito da oportunidade de esclarecer alguns pojntos e expor minha idéias. Vou colocar aqui um resumo:

O que achou de ser escolhido para entrevista?
Uma surpresa! Confesso que fiquei bem contente

O que é “ser cristão” para você?
Amar a Deus acima de todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo.

… Ah! E corinthianos não herdarão o Reino.. É que esqueceram de colocar isso na Bíblia.. (Risos)

Aquela gola clerical é uma montagem ou vc realmente usa?
É de verdade sim. Comprei numa loja de artigos religosos (e foi bem caro ).

Qual o lugar mais exótico que conheceu? Comente.
Eu acho que são três: Há uns anos fui conhecer o Pantanal Mato-grossense, há algumas horas de carro de Tangará da Serra-MT, e estava esperando aquela maravilha que a gente vê na TV. Mas aquilo fica no MS. O Pantanal do MT está devastado, com muitas fazendas cercando e destruindo. Fiquei muito triste com a maldade do homem em devastar daquele jeito. O outro é uma favela que fui passar um reveillón no Capão Redondo, aqui em SP, onde eu fui receoso pela violência que conhecemos. Eu já evangelizei muuuuuuuuuuitas vezes em favelas e sei como é comlicado passar por bocas, pedir permissão para entrar, ou ter que ser apresentado pelos moradores aos “donos do lugar” para não ser morto. Só que dessa vez o que encontrei foi um cenário diferente: Tranquiliadde. Pessoas nas ruas e nas portas das casas em paz. Nenhum vestígio de violência. Fiquei muito contente em conhecer uma comunidade fora do “estereótipo de favela” que a gente conhece.

O terceiro lugar foi o leprosário de Itú, aqui em SP. Fui lá para ajudar, mas acabei sendo ajudado em minha mesquinhez pessoal.. Hehehe.. A alegria com que receberam o Evangelho já foi maravilhosa e totalmente inusitada.

Gosta de ler? Tem algum livro ou autor de sua preferência, caso afirmativo?
Aaaaaaaaamo ler! Sou um verdadeiro “nerd literário”. Meu autor favorito, ultimamente, está sendo o R.C. Sproul.

Qual a sua brincadeira preferida quando criança? Comente.
Jogar video-game.. Kkkkk…

Eu não era uma criança de ficar brincando. Eu era um verdadeiro “nerdinho”. Usava óculos grossos, adorava ler, adorava estudar e era muuuuuuuuuito depressivo.. Eu costumo dizer que só comecei a ser criança quando Jesus me deu uma nova ótica de vida.. Hehehe..

Quais são as suas preferências:

1.a) livro da Bíblia
Salmos

1.b) versículo da Bíblia
João 11:35 – Jesus chorou

1.c) hino do CC ou HCC
Hummm.. CC é muuuuuuuuito bom.. Mas o Novo Cântico, da Presbiteriana, ainda acho meu preferido..

1.d) corinho e/ou louvor
O louvor: “Logo de Manhã”, com o Vencedores por Cristo.

O que está em primeiro lugar em sua vida?
O Deus do cristianismo

Quem é Jesus Cristo pra você?
Meu Rei, meu Professor e Mestre, meu Senhor, meu Pai, meu Deus.

Chamavam te de estranho quando vc era criança?
Não. Eu sou bem normalzinho.. Hehehe..

Como foi sua conversão?

HUmm.. Creio que ela começou antes da fundação do mundo, quando Deus me aceitou, e ainda está acontecendo, mesmo depois de 12 anos que fui batizado.. Mas minha chegada ao cristianismo ocorreu na hora do meu batismo. Eu sou filho de crentes, mas no começo da adolescência me afastei e quis viver a “vida true” do meu jeito. Comecei a fazer aula de batismo na IEQ (quando era uma boa igreja) meio que forçado, mas ía para não brigar..

Na noite do batismo eu estava ansioso, confuso, indeciso, então senti que aquele era o momento de me jogar ao Senhor. Acoredei de manhã e fui para Igreja ainda confuso, mas na hora que o pastor pediu para que eu fizesse a confissão de fé, então respeirei fundo, uma alegria de outro mundo me invadiu, uma paz, uma leveza que não esqueço até hoje. Foi lá que comecei minha carreira no cristianismo.

Depois de uns dois anos de pura emoção como cristão, me desviei e fiquei mais uns dois anos afastado, mesmo continuando a ir em Igreja, mas tinha uma vida dupla, fazendo tudo que não devia (ocultismo, tentativa de suicídio, etc..), mas Deus lançou seu anzol e me puxou para junto de Si, de onde eu nunca deveria ter saído

Frase

É preciso perdoar a Igreja da mesma maneira que o filho de uma família perdoa a seus pais e irmãos pelos erros cometidos.. Philip Yancey
Atitude
Admiro quem faz a coisa certa, mesmo que isso seja ruim (que dê prejuizo pessoal)

Pessoa
Washington Oliveto. Esse sim merece um filme contando a história da carreira dele.

Político

Lula – Ele está ajudando bastante nosso país. E ainda aguenta essa ladainha da “elite” e dos papagaios dela contra ele..

Noticia atual
Web 2.0 – É fundamental que acompanhemos essa revolução na comuicação.

Apresentador de TV
Marcelo Tas – Acompanho no Twitter.. Muito gente boa.

Estilo musical
Heavy Metal

Cantor
Eric Clayton do Saviour Machine

Na sua opinião, como anda o evangelismo hos dias de hoje?
Confesso que parei de acompanhar o cenário “evangelístico” de massa. Para mim não passam de manobras políticas, de poder, megalomania, loucura e faturamento em dinheiro em cima de pessoas sinceras ou não..

Você já ganhou alguma pessoa par ao Senhor Jesus?
Bom, a Bíblia diz que é o Espírito quem convence, então é Ele quem ganha e conduz a pessoa a Deus, dando a fé para ela crer e salvando conforme Sua soberania. Mas já tive o grande privilégio de participar do processo de conversão, pregando, guiando, ensinando e levando para Igreja para estar junto de algumas pessoas.. Só que confesso que meio que perdi a conta de quantas foram. Graças a Deus mantenho amizade com uma boa parte dessas pessoas que tive o privilégio de ensinar a Cristo e a alegria em ver essas pessoas firmes é inigualável! Vale a pena evangelizar!

Voce é pastor?
Não sou pastor não.

Estudou teologia onde?
Cheguei a fazer um tempo no Instituto Teológico Quadrangular, mas o G12 destruiu a Igreja lá e abandonei.. O pouco que sei foi correndo atrás. O seminário Concórdia, da Luterana do Brasil, era pertinho de casa e sempre que pudia passava lá para perguntar algumas coisas e pedir textos, fiz isso no JMC, da presbiteriana também. Sou muito curioso, então sempre estou perguntando para meus amigos já formados

És Reformado ou Arminiano?
Reformado e sempre reformando..

Caio fabio ou Silas? Porque?
Nenhum! Caio Fabio representa o neo-liberalismo, coisa que tenho ódio mortal e o Silas Malafia para a teologia da Prosperidade, a coisa mais nojenta e odiosa que o homem já inventou, pois mata mais que bomba atômica e já quase me matou um dia também..

Quais suas metas na area evangelistica?
Ganhar muito dinheiro, ops, almas, montar uma mega-igreja e colocar o sistema de células (ainda não sei qual vai me sair mais barato, sem pagar tanta grana, se o G12 ou o M12, hehe) para poder controlar todos os membros e não permitir que eles levem seus dízimos e ofertas para outro lugar..

Brincandoooooooooooo..

Eu evangelizo apenas para compartilhar a salvação que Deus fez em mim e nos outros cristãos de verdade através de Jesus. Vida sem Jesus não é vida. Não vale a pena ser vivida.. É tudo muito ilusório, passageiro e mentiroso, com Jesus as coisas são realidade (muitas vezes dura, é verdade, mas Ele faz valer a pena), eternas e verdadeiras.. Seria bom se o mundo inteiro soubesse disso… Então a minha parte eu tento fazer..

Vc já pregou na igreja? Se não, gostaria de fazer isso um dia?
Eu sempre prego quando me convidam, ou quando canto com alguma banda.. É muito gostoso alcançar muitas pessoas de uma vez só com nossa mensagem..

Toca algum instrumento musical? Qual?
Sou vocalista! Toco um pouco (já fiz aula) de violão, baixo, guitarra, bateria, saxofone, flauta e teclado, mas nunca me dediquei a nada, então só sei aquelas musiquinhas básicas mesmo.. Só agora estou voltando a estudar música, mas para cantar, não para tocar nada.. Apesar de tocar meu violão nos cultos daqui de casa..

Se não me engano, vc gosta muito de rock, hevy metal…vc curte outros estilos musicais (evangélicos).
Curto sim, além do heavy metal eu gosto de death metal, black metal, trash metal, gothic metal.. Brincadeira.. Hehehe.. Eu gosto de black music gospel, mas as antigas, até o começo dos anos 90.. Gosto muito de música erudita (sacra), como as composições de Bach, e aprecio muito as bandas que revolcionaram a música cristã no Brasil, como Vencedores Por Cristo, Rebanhão, Oficina G3, etc…

Qual o seu conceito sobre os evangélicos nordestinos?
Hummm.. Creio que o pentecostalismo e neopentecostalismo são muito fortes por aí, né?… Nunca fui ao NE. Espero corrigir isso esse ano. Dos nordestinos que conheço, acho que só Pernambuco que é mais para o protestantismo mesmo, o restante está mais para o pentecostalismo, estou certo? Não que eu considero isso algo ruim. Creio que o pentecostalismo é apenas uma maneira mais extrovertida de cristianismo, mas não é inválida. Só fica ruim quando trocam a Palavra de Deus pelas experiências pessoais.. Só que isso não é característica apenas no NE, acho que em qualquer lugar..

No geral, acho que os evangélicos nordestinos são mais extrovertidos..

Você tem algum conceito sobre os brasileiros de cada região ou estado do pais?
Sim, cada região que já fui nota-se como são costumes culturas diferentes.. A frieza de Curitiba, a intensidade do MS, a desconfiança e prudência do RS, a miscelânea cultural daqui de SP, a malandragem do RJ.. Com certeza cada região é diferente..

Acha que as formas de evangelísmo em cada região deve e pode ser diferenciada?
Sim, uma das formas mais eficientes de evangelização aqui em SP é a abordagem pessoal, descontraída, objetiva e rápida. Em Curitiba isso é fracasso na certa e pode até dar polícia.. Então creio que cada região deve ter uma abordagem específica. O missionário que quer evangelizar aqui no Brasil mesmo deve estudar muito bem a região para onde vai antes de iniciar o trabalho..

O que acha das bandas de Metal (Gospel) brasileiras?
Bom, essa expressão “gospel” é abominada pelo pessoal underground.. Esse rótulo nos afasta de nosso “público-alvo”..

Eu acho que a cena cristã de metal no Brasil está dominada por neopentecostais e isso é muito ruim. Eles colocam suas Igrejas, legalismos, idéias mentirosas e o pessoal underground é um público muito exigente e presta muita atenção nas coisas.. Eles não engolem essa ladainha gospel dos neopentecas do “white metal” (metal cristão) e isso dificulta um pouco nosso trabalho.. Mas, no geral, é algo que tem funcionado muito bem para evangelização e edificação de um segmento da Igreja..

Qual o melhor filme cristão que vc já assistiu, e porquê?????
A biografia de Hudson Taylor, que tenho aqui comigo em DVD. Mudou meu conceito sobre posse de bens como missionário, sobre confiar no Senhor em TUDO..

Qual é a sua profissão???????
Sou publiciotário..

vc é tradicional ou renovado?
Culturalmente, estéticamente, sou renovado. Não aceito aquelas imposições de vestimentas e estética como algo de nossa espiritualidade..

Quanto à doutrina bíblica, sou tradicional e extremamente conservador..

Surian.

