Hoje, dia 31 de Outubro, se comemora mais um aniversário da Reforma Protestante. Bom, não vou me alongar no que foi, no que representou, qual era o contexto e essas coisas que vocês já devem estar carecas de saber. Hoje quero colocar em curtas frases como podemos viver os conceitos da Reforma Protestante nos dias hoje, no nosso dia-a-dia. Afinal, a intenção dos reformadores e pré-reformadores era levar o conhecimento de Deus ao povo. Sou contra “elitizarmos” o conhecimento bíblico e o conhecimento teológico. Devemos, pelo contrário, tornar esse conhecimento acessível a todos. Divulgar para a galera que conhecemos na escola, na faculdade, no trabalho, na família, em casa e até mesmo na nossa igreja, já que a maior parte dos que se dizem “protestantes” nem sabem os conceitos dos cinco solas, defendidos pelos reformadores protestantes, hoje em dia mesmo.

Podemos refletir em coisas simples, para mostrar a maravilha da transformação de vida que o Senhor Jesus proporciona ao nos tornarmos cristãos espelhados nEle, assim como foram os reformadores, mesmo com todos os defeitos humanos que tiveram, e que nós também temos em nós.

Essas frases publiquei no meu Twitter e são minha micro divulgação da Reforma de vida que vivi anos atrás:

Sola Gratia

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as.. E dou-lhes a vida eterna, nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (João 10:27)

Salvação não se perde. Uma vez salvo, sempre salvo, pois salvação não depende de nós. É pela graça. Sola Gratia!

Sola Fide

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. (Jo 20:29)

A Fé é o meio pelo qual a graça do Senhor nos é entregue. Ele nos dá a fé necessária para receber a salvação de Deus em nós. Sola Fide!

Solus Christus

Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. (Isaías 48:12/Apoc 2:8)

O Senhor Jesus deve ser a motivação inicial, o centro, o objetivo final, e deve ser o resultado de tudo que fazemos. Solus Christus!

Sola Scriptura

Á lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. (Isaias 8:20)

Apostamos sempre naquilo que temos como verdades. Não aposte tudo na contraditória ciência humana, aposte na Palavra de Deus. Sola Scriptura!

Soli Deo Gloria

Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. Salmos 96:3

O que te dá mais prazer na vida? Namoro? Computador? Trabalho? Estas coisas são frágeis. Que tal pensar na glória de Deus? Soli Deo Gloria!

Anúncios