image

Oséias 7:14 Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas se afastam de mim.

O Brasil vive hoje um momento importante no meio cristão. Existem muitas respostas diferentes para as mesmas perguntas, muitas explicações para as mesmas dúvidas, muitos argumentos para os mesmos fatos. Hoje, no Brasil, o acesso à informação está democratizado e por isso mais pessoas conhecem mais coisas e acabam tendo mais dúvidas, mas hoje com a facilidade de encontrar respostas no clicar de um mouse.

Isso causa também um efeito negativo. Hoje muitos internautas acham que por causa deda facilidade de acesso eles podem ter respostas para tudo e isso provoca um individualismo e egoísmo latentes em nossa sociedade hoje. Dentro do meio cristão, em nome desse individualismo, muitos abandonam a igreja e acreditam que não precisam mais frequentar uma congregação porque já têm respostas disponíveis na tela do computador, na página de livros, na letra de uma música, etc.. Também existe a “nobre” intenção de se blindar, evitar desapontamentos e decepções com outros irmãos falhos e imperfeitos como todas as pessoas. Para justificar essa posição, usam vários argumentos disponíveis na internet e encontram até “mestres” que com linguagem bela e bem colocada, até mesmo poética, conseguem dar belas explicações e argumentos fortes para essa posição.

Os cristãos em toda sua história tiveram a Bíblia como única fonte de autoridade, normas e princípios para estabelecer, cultivar, amadurecer, restaurar e defender sua fé em Jesus, no Pai e em toda sua vida espiritual. Por isso gritamos: Sola Scriptura! (Somente a Escritura!) Esse é nosso grito contra a rebelião do mundo e a nossa rebelião também. Examinando as Escrituras, vemos esse alerta de Deus através do profeta Oseias, onde Ele diz que têm se irritado com nossa falta de sinceridade com Ele em nossas orações e nossa negligência em se reunir com Ele (e isso se faz em congregar, não sozinho). Aqui, o Senhor diz que se irrita com o fato de preferirmos o entretenimento, a diversão, ao invés de se reunir com ele. E não é assim mesmo? Muitos de nós temos disponibilidade para o barzinho, para o happy hour, para o show gospel, mas na hora de ir para a igreja, a energia acaba, pensamos na segunda-feira de trabalho, no programa de TV, naquele papo na internet e desobedecemos ao Senhor em nome de nosso lazer egoísta.

Por isso, irmãos, “não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos animar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:25 NVI

Anúncios