image

Vocês.. são sacerdócio real (1 Pedro 2:9)

Uma das coisas que os protestantes têm esquecido é o sacerdócio universal dos Santos, um dos pilares da Reforma. Depois da Reforma, certos grupos protestantes,  como os puritanos,  pietistas, os protestantes estatais e   pentecostais abandonaram esse pilar e passaram a exigir certos “dons” (na concepção deles: formação acadêmica,  ou carisma com o público) para a participação nas discussões sobre o mistério de Deus e a pregação do Evangelho. E até hoje muitos caem no erro da “elitização”, achando que só um número pequeno de pessoas academicamente “superiores” é que pode discutir os mistérios de Deus. Isso é um erro histórico que sempre trouxe muitos problemas de tirania na igreja, desviando muitas pessoas do conhecimento correto da Bíblia.

Todos somos sacerdotes, todos somos chamados a pregar, a ministrar, a instruir e a tratar dos assuntos de Deus. As igrejas locais tem suas organizações e hierarquias (o que a Bíblia mesmo estipula) para o trabalho litúrgico e administração dos sacramentos (bispos, pastores, etc), o ensino aprofundado das Escrituras (mestres) e serviços administrativos (diácono, tesoureiro, etc), mas essas funções não restringem a pregação e participação nos mistérios de Deus, revelados nas Escrituras, isso é aberto a todos os cristãos..

Não se menospreze diante dos mais estudados e versados em teologia, você também é chamado sacerdote do Senhor e também pode participar do tesouro maravilhoso que é tratar dos assuntos do seu Senhor..

Anúncios