image

Vou falar de um assunto delicado, sobre Inferno. A idéia de passar uma eternidade de tormentos, dor e sofrimento aterroriza a humanidade desde o princípio, o homem sabe dentro de si que há uma continuação depois da vida na Terra e sabe que a continuação pode não ser algo bom como gostaríamos, pode ser MUITO pior que aqui.

Deus nos explica que a continuação pode ser no Reino dEle, que Ele chama de Paraíso e será um lugar muito bom, ou pode ser no Inferno, um lugar que Ele reservou para quem não gosta de seguir as coisas que Ele diz e que estão registradas num código escrito que chamamos de “Bíblia Sagrada”, que se trata de uma compilação desses registros escritos das palavras de Deus que nos orientam para uma boa passagem nessa vida na Terra e nos informam dos planos de Deus de oferecer uma continuação eterna de felicidade no reino que Ele preparou além dessa vida para Ele e os que O amam, através da fé em Jesus, seu Filho e também preparou um espaço eterno para os que não O amam, ou amam mais outras coisas do que a Ele..

Com  Hollywood, a ficção científica, os efeitos especiais, etc,  as pessoas tem uma visão cada vez mais “fantástica” do inferno. Desde sempre a visão das pessoas sobre o inferno sempre foi um literal lago de fogo e enxofre e hoje não é diferente,  mas com o toque de Hollywood em nossas imaginações..

Não querendo ser liberal,  interpretar a Bíblia pelo método crítico,  e essas sandices,  e com o risco de estar equivocado, pois Deus não dá detalhes do Inferno, eu vejo o Inferno como uma sociedade,  um espaço para as sociedades pelos séculos se unirem  num fim comum: uma vida sem Deus.  Creio que “lago de fogo e enxofre” não precisa ser tomado como literal (mas pode também ser,  Deus é todo-poderoso),  creio que será um lugar  horrível, sem a “arte”  de Deus,  como é aqui na terra,  onde o Supremo artista caprichou nos detalhes e na beleza de nossa moradia atual, mas não vou me ater aos elementos que compõem o inferno..

Entendo o inferno como o lugar onde as pessoas não regeneradas pelo Espírito vão ter o que sempre desejaram,  um espaço “livre”, sem um Deus que tem uma Lei que freia o pecado,  que cobra responsabilidade,  bom senso,  fraternidade e quer ser amado acima de tudo por suas criaturas. Essas criaturas rebeladas  (incluindo aí Satanás e seus demônios) terão,  finalmente e eternamente, um espaço só delas,  onde poderão fazer o que querem por seus próprios méritos e com seus próprios recursos,  na “liberdade”  que sempre almejaram, sem Deus pedindo que se cumpra a Lei que Ele nos deu para nosso próprio bem.

Aí que está o Inferno,  porque na Terra não temos recursos próprios,  mas usufruímos os recursos que o Criador nos dá por sua graça comum,  disposta a todos,  para pessoas boas e malvadas,  recursos que Ele dispõe como sol,  chuva,  frio,  calor,  alimentos,  prazer sexual, visão,  audição,  olfato,  paladar,  mobilidade, enfim,  tudo o que temos de bom entre nós é dom (presente) de Deus. No Inferno nada disto será dado aos que ficarão por lá sem Deus eternamente,  todos lá estarão completamente abandonados por Deus (e não escondidos,  antes que os detalhistas me pertubem),  sem a assistência dele, sem os recurdos e dons que Ele dá a todos hoje, como os descritos acima. Porém lá  não haverá morte,  nenhuma  escapatória, a vida sem Deus será eterna, Deus está muito ofendido com o desprezo de suas criaturas e não vai voltar atrás na punição de abandono aos que O abandonarem em seus corações e se mantiverem rebeldes a Ele até o fim,  como não voltou nessa punição contra Satanás e seus anjos,  a chance de arrependimento é agora na Terra ou nunca mais..

Deus nos dá uma “liberdade limitada”  de pecarmos mas Ele nos freia,  tanto os crentes e seguidores dele através de sua Lei,  como Deus freia também aos rebeldes que não seguem a Lei de Deus,  ou a interpretam erradamente para cometer e defender atrocidades. Foi Deus quem segurou os nazistas para que não dominassem o mundo,  foi Deus quem segurou URSS e EUA de não apertarem o “botão vermelho” e  destruir o mundo,  é Deus quem freia o comunismo e o capitalismo de não destruírem a raça humana,  é Deus quem freia o pecado do homem para que não se destrua.. Ele eliminará o pecado no Céus,  para os salvos,  mas aqui Ele ainda pacientemente suporta nossos crimes e atrocidades..

No Inferno não haverá esse freio,  as pessoas se machucarão,  serão insubordinadas, serão violentas,  serão totalmente livres para fazem o que quiserem, para  ferirem e atormentaram umas às outras,  pois aqui o “estraga-prazeres” cobra respeito e amor ao próximo,  no Inferno Deus não porá freio algum.. E o horror será pior porque nenhum dom ou benefício de Deus será colocado lá, as pessoas não terão o sol,  chuva,  natureza,  alimentos,  não terão nenhum dom,  auxílio ou ajuda de de Deus,  estarão sozinhas por si mesmas,  elas nunca terão alívio nenhum do sofrimento delas de estarem sozinhas por elas mesmas..

Vão colher o que sempre quiseram e plantaram: Uma vida (eterna) sem Deus.
E ali haverá choro e ranger de dentes..

Anúncios