magro01

Nesses últimos dias a fé cristã tem sido bombardeada de todos os lados.

Na mídia existem campanhas super intensas e repetitivas nos chamando de “homofóbicos”, “fundamentalistas”, “retrógrados” e outros adjetivos caluniosos, buscando mostrar que a mentalidade e o estilo de vida cristão bíblico é algo inconcebível para a sociedade atual, algo ruim que depõe (e depõe mesmo, mas não sob os termos caluniosos que nos acusam) contra os valores e vontades das pessoas que querem ser “livres” para agirem conforme mandam eles agirem..

As Igrejas Neopentecostais, com sua Teologia da Prosperidade têm crescido e ludibriado milhões de pessoas com seu estelionato religioso e misticismo exacerbado. Vemos várias acusações e comprovações de corrupção e envolvimento nefasto com a política. Vemos absurdos como pessoas se auto-proclamando “apóstolos”, líderes religiosos desse grupo sendo pegos com dólares na Bíblia, na cueca, fazendo oração para Deus abençoar a propina recebida, vemos falsos exorcismes na TV, a Bíblia sendo manipulada e alterada conforme interesses financeiros, escândalos, escândalos e mais escândalos desses líderes, enquanto vemos seus adeptos se privando de melhorias em suas vidas, por darem seu dinheiro a essas organizações.

Entre nós mesmos, cristãos, existem os extremos que nos minam em nossa fé. De um lado os liberais, com seus discursos de “desconstruir” a teologia tradicional, dizendo que a “Bíblia não é a Palavra de Deus”, mas somente o que é cool e aceito pela sociedade atual consumista idólatra do sexo aceita como legal é que pode ser “Palavra Deus”, afinal, “a voz do povo é a voz de Deus”, e com isso tentam nos convencer a negar nossa fé em nome de novas e transitórias proposições, que variam conforme o momento e o contexto. Do outro, temos os “fundamentalistas” e “legalistas”, que nos enchem de regras super rígidas e impossíveis para ser salvos. Pra eles, você tem que crer em “predestinação” (eu creio nisso, calma!), batismo de fogo no Espírito, línguas estranhas, batismo por imersão/aspersão, as mulheres devem usar padrões de roupas que eles ditam, o vocabulário é também fiscalizado e você deve seguir o padrão lingüístico deles também; outros padrões, musicais, estéticos, de vestimentas, enfim, regras muito rígidas que só trabalham o exterior, mas não tem valor algum contra o pecado (Col 2:22).

A fé cristã hoje é minada por todas essas frentes e muitas outras ainda. Por isso tenho ouvido de muitas pessoas, principalmente jovens, sobre suas confusões sobre qual caminho seguir e o que fazer diante de tantos discursos contrastantes e opostos..

Bom, o fundamental a se fazer diante disso é ler sua Bíblia e orar todos dias. Se você não tem um devocional DIÁRIO de oração e leitura da Palavra de Deus, as chances de sua fé ser atingida por essas oposições é muito forte, você está desarmado e despreparado para a batalha. Sua cabeça ficará mesmo confusa diante de tudo isso e reverter essa confusão não vai ser fácil. Dá um tempinho no Facebook e vai ler sua bíblia.

E o mais importante é confiar em Deus. Você pode não entender tudo que a Bíblia diz, nem tudo o que acontece no mundo, ou na sua vida, mas se você crer, você terá segurança. Todo mundo crê em alguma coisa. Só um cadáver não crê em nada. Então creia em Deus..

E se você já tiver com muitas confusões, tome o caminho de volta, comece o quanto antes seu devocional diário e tenha paciência e aprenda a confiar a em Deus, que essas confusões se dissiparão. Uma dica que te dou é procurar pelos livros de um autor chamado C. S. Lewis. É o mesmo autor das “Crônicas de Nárnia” e com certeza vai te ajudar muito a enfrentar suas confusões com a experiência dele de ex-ateu militante e filósofo que influencia vários pensadores com seus argumentos doces e diretos, mostrando que o melhor é confiar na Verdade e Jesus Cristo, revelado nas Escrituras, é a Verdade.

Anúncios