Igreja e Estado devem estar separados, para o bem dos dois. O Reino de Deus não é deste mundo.
São diferentes e não podemos confundir os papéis

Hoje tem muita confusão sobre o papel cristão na política. Vemos muitos escandâlos de políticos que se dizem cristãos e quando vamos procurar entender o que acontece, vemos respostas cada vez mais confusas na internet, também de auto-proclamados “cristãos”. Como diz parte do texto abaixo:

“Mesmo na Igreja visível, há muito erro e incerteza quanto à bíblica doutrina do governo civil. Algumas seitas sustentam que os cristãos não podem ter nada nenhuma participação nos assuntos de Estado e que não devem obediência a nenhum poder terreno. Os católicos têm horrivelmente pervertido os ensinos das Escrituras sobre o assunto, e muitas igrejas reformadas (calvinistas) nunca tiveram um entendimento claro sobre o assunto.”

Além das seitas dentro e fora do evangelicalismo que dizem que o cristão deve ficar totalmente de fora dos assuntos terrenos, portanto dos assuntos políticos, hoje estão em voga certas seitas e grupos, também extremistas, mas do outro lado, que advogam o “domínio” ou a “supremacia” do cristão sobre os demais cidadãos da Terra por causa da religião, como os “reconstrucionistas ‘calvinistas’ ”, ou certos grupos neopentecostais, que ensinam heresias sobre a participação do cristão nos assuntos civis desta terra.

Neste texto abaixo o teólogo luterano J. M. Weidenschilling trata sobre a participação do cristão na política. Fiz uma tradução deste texto pensando nessas dificuldades causadas por estes grupos que confundem a muitos cristãos pela internet. Este texto foi escrito por um luterano nos EUA, contemporâneo de um contexto onde ameaças estatais à fé cristã, principalmente o recém derrotado nazismo e o, à época, crescente ideal de comunismo ateísta eram uma realidade assustadora para os cristãos que ouviam de execuções e perseguições terríveis a seus irmãos que viviam em países nesses sistemas. Mas, ainda assim, mesmo com o que se possamos achar uma ou outra gafe no texto, ele resume muito bem a posição bíblica sobre nossa dupla cidadania, a terena e a celestial. Vamos ao texto:

O CRISTÃO – Um cidadão de dois reinos

1 Pedro 2:9-14

Quando um professor em uma de nossas escolas públicas pediu a seus alunos para dar a garantia de fidelidade ao seu país, algumas das crianças que pertenciam a uma determinada seita recusou-se a saudar a bandeira americana. Eles estavam agindo de acordo com os ensinamentos da Bíblia?

Edward E. Hale, em seu “Um homem sem um país”, conta a história de um homem que não era autorizado a voltar para os Estados Unidos, porque ele xingou seu país e se recusou a ser leal a ele. Será que este homem, assim, deixa de ser submisso a qualquer nação? O que significa ser um cidadão? Em que sentido é um cristão também um cidadão?

O nosso governo busca através de suas escolas treinar os jovens da nossa terra para se tornarem bons cidadãos. Classes especiais para a cidadania também são realizadas com grupos de adultos. Mas o resultado nem sempre fica à altura das expectativas. Uma vez que esta instrução não tem uma base religiosa, não treina o coração e a consciência e não oferece o melhor motivo para ser um bom cidadão. Mas é completamente diferente quando uma pessoa sabe o que Deus exige dele e quando ele se vira para a Bíblia para instrução também em matéria referentes a sua conduta como cidadão.

O cristão é um cidadão do Reino de Cristo

Cada pessoa é submissa a dois reinos, um dos quais é espiritual, o outro terreno. O incrédulo está o reino de Satanás, o crente pertence ao reino de Cristo. Ambos, os justos e os ímpios, são cidadãos de um reino ou país terreno, sem qualquer diferença na natureza de sua cidadania.

Embora admitindo que os cristãos estão sujeitos ao governo sob o qual vivem, as Escrituras falam dos crentes como não sendo deste mundo. Elas não fazem parte do mundo na medida em que o mundo é ímpio e inimigo de Deus, não são mundanos, e eles não consideram esta terra como sua verdadeira e permanente casa. Eles são como “Viajantes” que passam por um país estrangeiro no caminho para o seu verdadeiro país, “peregrinos” como representado por John Bunyan no andamento de seu livro “O Peregrino”. O céu é sua verdadeira pátria e casa (Hb 13:14).

Uma tradução mais exata de Fil. 03:20 diz: “A nossa cidadania [comunidade] está nos céus. “Os crentes são chamados de” estrangeiros e peregrinos “(estrangeiros) na terra, (1 Ped. 2:11; Heb. 11:13). Eles são uma “nação santa” e “o povo de Deus” (1 Ped. 02:09,10). Como tal, eles olham ansiosamente para “a cidade que tem alicerces, cujo construtor e Criador é Deus, “(Hb 11:10, 16). Eles “desejam um país melhor” do que aquele em que vivem na Terra “, isto é, a celestial” país. Através da fé tornaram-se “Concidadãos dos santos” e “membros da família de Deus” (Ef 2:19). Eles estão no reino de Cristo, que aqui na terra existe nos corações dos crentes, (Lucas 17:20, 21).

Somente a Fé em Cristo faz de uma pessoa um membro do Seu reino, ou a Igreja. Através do Batismo nós já entramos neste reino celeste, através dos meios de graça somos mantidos na “comunhão dos santos.” Quem permanece fora deste reino estará perdido eternamente. Portanto, nossa principal preocupação deve ser a de “buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça”, para permanecer na fé até o fim (cf. Mt 6.33;. 24:13). Isto inclui também trazendo frutos da fé e viver uma vida piedosa, (Lucas 1:75; Mat 05:16;. 1 Ped. 02:09 b; Ef. 5:8). Uma parte importante da nossa vida cristã é a nossa conduta como cidadãos do nosso país.

Como cidadãos do reino espiritual de Cristo é nosso dever “de servir a Deus em santidade e a justiça todos os dias da nossa vida “(Lucas 1:75). Devemos buscar principalmente aquelas coisas que estão acima, (Mateus 6:33). O reino de Deus é “justiça, paz e alegria no Espírito Santo “(Rm 14:17). Mesmo que vivemos neste mundo, não estamos aqui para ser deste mundo (João 15:19; 17:16, 1 João 5:04). “Quer vivamos ou morramos, somos do Senhor”, (Rom. 14:08). “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus “(1 Coríntios. 10:31).

No entanto, a partir da natureza da nossa cidadania celestial e de nossos deveres para com Cristo e Sua Igreja não se segue que isso nos impeça de ser leal ao país em que vivemos, como algumas seitas têm falsamente ensinado. Como cristãos, somos obrigados a ser bons cidadãos do mundo, e porque servimos a Cristo, todos nós somos mais capazes de servir nosso país.

O cristão é um cidadão leal de seu país

Toda pessoa que vive na Terra está sujeita ao governo sob o qual vive. Mesmo que ele more em um país como um estrangeiro, sem os direitos de cidadania, ele deve submeter-se às leis daquele país, e ele também é um assunto de algum país estrangeiro que afirma sua lealdade. A pessoa torna-se um cidadão de uma nação seja por nascimento ou por naturalização. Como cidadão, ele está sujeito ao governo que governa sobre ele.

A Palavra de Deus não isenta qualquer pessoa de ser sujeita a um terreno governo. Ele fala bastante claramente sobre este assunto e exige de todos os homens que levem a sério a sua cidadania. Os crentes, em particular, estão a medir até os mais altos padrões de lealdade para com o seu país. O Apóstolo diz aos cristãos que, porque eles são cidadãos do céu, eles devem ser cidadãos exemplares da nação a qual pertencem, (1 Pedro 2: 13-15).

Deus considera todos os homens como cidadãos de um país. O Antigo Testamento fala de homens e nações como sob o governo civil. Jesus foi inscrito em seu nascimento como um sujeito do Império Romano sob César Augusto. São Paulo fez bom uso de sua cidadania romana. O Salvador reconheceu a autoridade do governo romano. O Apóstolo lembrou repetidamente os cristãos que estavam a ser sujeitos às autoridades civis.

As confissões luteranas dizem:

O reino de Cristo é espiritual, a saber, começando no coração com conhecimento de Deus, o temor de Deus e a fé, a justiça eterna, e a vida eterna. Enquanto isso, permite-nos exteriormente usar legitimamente as ordenanças políticas de cada nação em que vivemos, assim como permite que usemos medicina, ou a arte de construir, ou comida, bebida, ar. [..] O Evangelho não traz novas leis sobre o estado civil (1-), mas nos comanda a obedecer às leis atuais, se eles foram enquadrados por pagãos ou por outros, e que, nesta obediência devemos exercitar o amor. (The Apology, Art. XVI, Trigl. 331.)

Devemos dar provas da nossa cidadania celestial, sendo bons cidadãos na terra, (Mateus 5:16). Uma vez que Deus nos colocou neste mundo, temos obrigações definidas para com o nosso próximo e com o nosso país, o que cumpriremos fora da obediência a ele. Cidadania nos dá direitos e nos impõe deveres. Devemos saber o que esses direitos e deveres são e ter uma compreensão correta da nossa relação com o Estado.

A Bíblia nos dá a verdadeira solução para muitos problemas que dizem respeito ao governo civil e cidadania. Ela nos oferece instrução e orientação que nos impedirá de cair erro e confusão, o que levar algumas pessoas a ter falsas impressões sobre questões de governo. (Cf. Judas 8, 2 Pedro 2:10-13). Enquanto estamos neste mundo, devemos “Dar a César” (o governo) “as coisas que são de César, e a Deus as coisas que são de Deus “(Mateus 22:21).

“O amor nos constrange a nos colocar em pé de igualdade com aqueles com quem nós dividimos espaço, uma vez que isso pode ser feito sem perigo para a nossa fé. “(Lutero.)

Um cristão pode, por falta de conhecimento adequado, nem sempre mostrar a atitude correta para com seu governo e ainda ser um crente, apesar dessa fraqueza. Mas ele não pode

consistentemente reivindicar participação no reino de Cristo e, ao mesmo tempo, recusar-se a reconhecer a autoridade terrena que Deus colocou sobre ele. Quem não vai submeter-se a Palavra de Deus não é um crente. A vontade de Deus em relação ao nosso relacionamento com civis governo é claramente expressa na Bíblia.

Discussões de grupos sobre assuntos de governo civil, à luz das Escrituras são oportunas e importantes, principalmente por causa da babel de opiniões conflitantes e errôneas que confundem as pessoas no dia de hoje.

Os filhos de Deus devem se orientar e devem assumir a sua posição sobre a verdade eterna. Mesmo na Igreja visível, há muito erro e incerteza quanto à bíblica doutrina do governo civil. Algumas seitas sustentam que os cristãos podem não ter nada nenhuma participação nos assuntos de Estado e que não devem obediência a nenhum poder terreno. Os católicos têm horrivelmente pervertido os ensinos das Escrituras sobre o assunto, e muitas igrejas reformadas (calvinistas) nunca tiveram um entendimento claro sobre o assunto.

Vários movimentos anti-cristãos e revolucionário, por exemplo, comunismo, estão varrendos o mundo de hoje e procurando destruir os governos estabelecidos. Nossa época é particularmente num momento de rebeldia, anarquia e revolta. Elementos instáveis ​​estão inflamadas

por demagogos gananciosos e agitadores radicais para acabar com todas as formas de organização de governo. As liberdades garantidas pela Constituição estão em jogo. Com a queda do Estado, a Igreja também é obrigado a sofrer.

Não é presunção dizer que a Igreja Luterana tem seguido o caminho certo também em relação ao governo civil. Ao aderir estritamente ao princípio da Escritura e submeter à sua autoridade, Lutero foi capaz de apresentar corretamente também os assuntos relacionados com a vida terrena do homem. As melhores formas de governo se desenvolveram em países onde a influência da Reforma foi mais fortemente sentida. Os membros da Igreja Luterana têm sido frequentemente elogiados como sendo exemplar cidadãos. Na Islândia, que é quase totalmente luterana, o crime foi quase desconhecido.

Em uma comunidade do Centro-Oeste do nosso país, que é composto inteiramente de luteranos, a cadeia da cidade nunca teve um preso. Quando a Bíblia é seguida, o governo civil tem uma tarefa fácil.

No entanto, os luteranos nem sempre foram tão grande bênção para o seu país como deveria ter sido. Eles podem, em geral, ser cidadãos decentes e cumpridores da lei, mas muitas vezes não são ativos o suficiente para fazer sentir sua influência para a melhoria da política e da vida civil.

Alguns membros da igreja são lamentavelmente ignorantes das funções e assuntos de nosso governo. Os cristãos devem se esforçar para obter um bom conhecimento de educação cívica e política para serem capazes de servir melhor ao seu país. Cursos especiais são oferecidos por escolas e pelo governo. Bons livros também são obtidas. Há muito pouca desculpa para não ter sido informado sobre assuntos cívicos.

Observações:

1-      por isso luteranos repudiam a heresia “teonomista” reconstrucionista sectária de hiper calvinistas, que prega que o verdadeiro “cristão”, segundo eles, defenderá  as leis do Antigo Testamento na política mundana como característica da “regeneração”.

créditos: por J. M. Weidenschilling, M.A., S.T.D.

Originalmente publicado em 1953 pela Concordia Publishing House

Anúncios