902141_517494861646142_1639657713_o-picsay

“Qual é a relação entre as doutrinas da justificação e santificação, e a ética luterana?”

Para responder a esta pergunta, três tópicos devem ser analisados e devidamente sintetizados. Em primeiro lugar, tanto justificação como santificação devem ser definidos, comparando e contrastando-os uns com os outros. Em segundo, é que a forma da vida cristã santificada deve ser explorada e descrita. O último tópico é explicar a sua relação com a ética.

“Justificativa” é geralmente definida como a explicação ou razão para uma determinada ação ou ocorrência. Por exemplo, a minha “justificativa” para estar atrasado para a aula pode ser que foi um acidente de carro na minha frente na estrada que tornou a viagem excepcionalmente longa. No caso do cristão, a “justificativa” que necessitamos é a razão pela qual somos capazes de permanecer como seres humanos pecadores diante de um Deus perfeitamente justo, essa razão é chamada de “justificação”, porque somos justificados por uma razão aceitável (aceitável para Deus, no nosso caso). Para chegar a este ponto, os seres humanos são justificados diante de Deus por causa do que Filho encarnado do Pai, Jesus de Nazaré, fez através de sua vida e morte expiatória. Esta “justificação” não é de forma alguma merecida pela humanidade, mas é oferecida gratuitamente aos seres humanos por Deus. Os seres humanos se apropriam para si mesmos os benefícios desta oferta, isto é, ser capaz de estar diante de Deus, apesar de nossa pecaminosidade, apenas pela confiança nEle. Esta confiança é criada em nós pelo próprio Deus Espírito Santo, quando a mensagem desta “justificação”, a boa notícia ou Evangelho de Jesus, é pregada ou ensinada. Desta forma, podemos dizer que a justificação é oferecida pela misericórdia de Deus, Somente pela Graça (Sola Gratia), e apropriada pela confiança, ou, somente pela fé (Sola Fide). Assim, “justificação” é o “caminho” cristão para a relação estabelecida entre todos os seres humanos e Deus por Jesus, em um sentido geral, e entre os seres humanos individualmente com Deus pela confiança em Jesus, de uma forma mais particular.

“Santificação” é literalmente o “tornar santo” quem confia em Jesus como Aquele que “justifica” a sua posição como um pecador diante de um Deus santo. “Santificação” é a “manifestação da obra de Deus entre os homens, estimulando (galvanizando) para a ação e enchendo seus corações com amor ao próximo “(1). Esta também é obra de Deus somente através da Palavra do Evangelho, seja através da pregação e ensino, seja através do Santo Batismo, ou seja pela participação na Santa Comunhão (2). A Palavra de Deus cria a fé em Jesus que justifica, esta mesma fé cria a pessoa “nova” que está em conformidade com a imagem de Deus. Assim, pode-se dizer que “justificação define o postura do crente com Deus e a santificação descreve sua postura no mundo”. (3)

A justificação é sempre perfeita. Não pode haver “graus” de justificação. Nós nunca ficamos em posição de sermos “parcialmente livres de condenação” diante de Deus. A justificação é normalmente falada em círculos luteranos como um ato “judicial” de Deus. Nosso pecado permanece, mas pela fé cremos que pelo Amor de Cristo e por seu trabalho que Deus nos declara “inocentes” de sermos pecadores. A santificação é mais complicada, talvez porque ela lida com a nossa postura “no mundo” e por isso é menos passível de teorização abstrata. A santificação não é uma atemporal postura “judicial” pelo lado de Deus, mas sim de trabalho temporal de Deus em e através de nós, dia após dia, na nossa vida terrena. Depois de ter sido cuidadosamente tratada a nossa natureza pecaminosa muito real e nossas ações agora ao lado da justificação, o que se faz com os “pecados” cometidos por uma pessoa que foi “santificada” por obra do Espírito de Deus? Somente quando esta pergunta for respondida pode alguma forma de ética cristã ser estabelecida.

Uma das respostas é dizer que a declaração de “inocente” de Deus se estende para a vida do cristão, e que a “liberdade” do cristão é a liberdade para fazer o que quiser nesta vida: “vamos pecar para que a graça abunde”. A ética do cristão santificado, então, seria muito subjetiva, na realidade. É evidente que este tipo de explicação não coincide com a compreensão bíblica da vida do cristão. O próprio Paulo rejeita explicitamente este ponto de vista da vida santificada do cristão no capítulo 6 de Romanos. (4)

Uma segunda resposta seria que a declaração de “inocente” de Deus é por causa da vida santificada do cristão. O cristão leva uma vida santa diante de Deus, então Deus olha para isto e declara que ele é “inocente”. Paulo rejeita essa visão, não por coincidência, no capítulo 7 de Romanos, após a sua rejeição da compreensão libertina do santificada vida no capítulo 6 (5). Este ponto de vista também é explicitamente rejeitado na Fórmula de Concórdia das Igrejas Luteranas: “(nós rejeitamos) que a fé salva [por ela mesma] porque a fé inicia em nós a renovação, que consiste no amor para com Deus e para nossos semelhantes.” (6)

A terceira resposta, e aquela sugerida como a mais bíblica neste artigo, é que a vida santificada do cristão é de uma característica de duas vias. A santificação do cristão não é de natureza jurídica/legal, mas uma mudança muito real. Mas também não é a base do porque estamos firmes em Deus. A vida santificada do cristão consiste em primeiro lugar numa resposta de gratidão a Deus por ter feito essa “nova criatura” pela obra do Espírito Espírito. Ele deseja amar como Jesus amou, se importar com os outros como Jesus se importou, e servir como Jesus serviu. Tudo isso não é algo vindo do próprio cristão, mas sim é trabalho da vida de Jesus, o Cristo de Deus, que continua vivo no cristão pelo Espírito Santo. Em segundo lugar, consiste em matar diariamente a velha natureza que ainda é presente no cristão, natureza esta que faz com que o cristão continue se rebelando contra Deus (7). O cristão mortifica sua velha natureza, rejeitando aquelas coisas que não são conforme Cristo. A nova criação deve diariamente condenar à morte aquelas coisas que o colocam longe de Cristo. Esta é a forma da vida santificada, o amor de Cristo em nós nos motiva a fazer o bem, e a ameaça de punição eterna obriga a velha natureza em nós a “cessar e desistir” de seus rebeledes hábitos. A vida santificada é uma luta constante entre estas duas vontades opostas.

O que isso tudo significa para a ética luterana? Dito de forma positiva, isto significa que nós escolhemos agir como Cristo agiu, e Cristo serve como padrão para o nosso comportamento. Nós não necessariamente nos concentramos em determinadas ações como inerentemente certas ou erradas, como um deontologista faria (deontologia = teoria do dever. No Brasil, podemos usar o termo “legalista”). Nem estamos tão focados em resultados que a correção ou incorreção de ações individuais torna-se irrelevante. Em vez disso, somos moldados no padrão de Cristo, para que a nossa vida se torne mais de acordo com a dele. Servimos neste mundo como Cristo fez.

Negativamente, optamos por evitar certos cursos de ações por causa da ameaça ligada a essas ações (8). A velha natureza dentro de nós não vai ouvir nada além de ameaças de punição.
Nós não assassinamos outras pessoas, porque, se o fizéssemos, poderíamos ser pegos e jogados na prisão. Nossa vida como seres éticos é duplamente motivada, primeiro pelo amor criado diariamente dentro de nós pelo Espírito através da Palavra de Deus, e, por outro, as ameaças que a Palavra faz contra o mau comportamento.

Um luterano que deseja ser ético, em outras palavras, um cristão que permanece na fé a obra do Espírito Santo, é aquele que continua a ouvir a Palavra de Deus. Essa Palavra, pregada e ensinada corretamente, dá a Lei necessária para conter a velha natureza, e fornece o Evangelho que permite a nova criação, que é o cristão querendo ser conforme a imagem de Jesus. O cristão nunca age eticamente apenas por motivo de gratidão, há sempre um elemento de ameaça que subjuga a velha natureza. O cristão nunca age somente por medo de Deus e com vontade de evitar a punição de Deus, a nova criação é também reconhecer que o comportamento ético novo é sempre devido exclusivamente à obra de Deus nele. Tal compreensão ética conserva o fato de que apenas Deus cria uma nova vontade capaz de servi-lo, e que o cristão é o único responsável por sua conduta antiética por meio de sua velha natureza. Esta nova vontade é providenciada pela obra do Espírito Santo, enquanto a velha natureza é subjugada pelas ameaças da lei.

Isso deixa ainda uma pergunta: o que seria uma ética luterana adequada, ou pelo menos um padrão de comportamento neste mundo? Este não é um problema simples. Um autor escreve: O Evangelho perdoa e motiva (o cristão), mas de quê? E para fazer o quê? “(9). Luteranos têm tradicionalmente entendido as motivações que acompanham o comportamento cristão, como demonstrado acima. Luteranos também têm escrito muito sobre as esferas em que nós TEMOS que ser éticos. Lutero fala de três reinos em que vive o cristão: sua Casa, a Igreja, e o Estado (10). A casa é composta das relações de filhos e pais, maridos e esposas, e até mesmo empregados e patrões. Lutero deriva com base nestas relações a partir do quarto mandamento: “Honra teu pai e tua mãe”. A esfera do Estado, a relação do governo com os seus cidadãos, também flui para fora do quarto mandamento. Esta esfera ou reino do comportamento é frequentemente dividida agora em dois reinos separados: o reino de “trabalho” e da “sociedade” (11). O último reino é o da igreja, melhor descrita por Confissão de Augsburgo VII como “o conjunto de todos os crentes, entre os quais o evangelho é pregado em sua pureza e os santos sacramentos são administrados de acordo com o Evangelho.”(12)

Mas como nós podemos ser éticos nessas esferas? O que deve ser feito pelos cristãos nessas esferas? Ou, como o caso, não é feito? Primeiro de tudo, devemos nos perguntar se as ações de um luterano em cada uma dessas esferas será sempre o mesma. Luteranos tradicionalmente rejeitam a idéia de que o cristão é chamado a agir para com outros cristãos da mesma forma como se atua na esfera do trabalho ou da sociedade, em geral. Matar outro cristão na igreja é simplesmente inadmissível, em todos os casos. No entanto, se um cristão realiza execuções para o Estado, tal morte pode ser considerada aceitável. Na Igreja – que é chamada “reino do direita” – cristãos lidam uns com os outros de acordo com o Evangelho. Em suas vocações dentro da sociedade – o “reino da esquerda”- cristãos se relacionam com outras pessoas de acordo com as regras da Lei.

As responsabilidades éticas de um cristão, em cada uma dessas esferas, estão descritas no “Tábua de Deveres” do Pequeno Catecismo (13). Um autor escreve: “O Catecismo conecta santificação – uma vida de sacrifício vivo – com vocação” (14). Na “tábua de deveres” Lutero nos traz uma série de preceitos bíblicos para ajudar o cristão lidar eticamente com o cônjuge, filhos, pais, professores e o governo. Tudo isso seguindo  a Regra de Ouro: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (como Paulo repete em Romanos 13:9). Este é um bom começo, mas não começa a lidar com dilemas éticos mais complicados, nem como podemos enfrentar esses dilemas sendo cristãos em um mundo pecaminoso.

Considere, por exemplo, o cristão que serve no governo. Como cristão, na Igreja, ele vive sob o apelo do Sermão da Montanha, para “dar a outra face” (Mt 5:39). No entanto, como um funcionário do governo, ele é chamado para lidar com os do mundo que não são cristãos. De fato, se os não-cristãos não fossem impedidos pela lei, “O mundo seria reduzido ao caos” (15). Assim, como um funcionário do governo, ele é chamado não para “dar a outra face”, mas sim para executar justiça. Como cristão, ele é chamado para orar por seus inimigos, mas como um servo do governo, ele é chamado para derrotar os inimigos.

A chave, então, para a ética luterana é a certeza da esfera você que está agindo. No reino da igreja, o Espírito Santo com suas regras e perdão reinam supremos. Bochechas são viradas, crimes esquecidos, e arrependimento é o cerne de todos os relacionamentos. As pessoas são benevolentes umas com as outras de acordo com a obra do Espírito Santo dentro delas, produzindo seus frutos. Na esfera da sociedade, a lei estabelece regras no coração de todos (Romanos 1:19-20, Romanos 2:14-15). O transgressor é punido e as boas obras são feitas por medo da punição, ou pelo menos por medo de ser envergonhado aos olhos do mundo (16).

Uma pergunta permanece. O que é a ética luterana nas bordas difusas entre Igreja e o mundo, entre os reinos de esquerda e direita? São Paulo fala em 1 Corintios 5 do homem imoral, que deve ser colocado para fora da igreja. Ele será entregue “a Satanás para destruição da carne.” (1 Coríntios 5:5). É evidente que a igreja é chamada a tirar certas pessoas para fora do reino da Direita e jogá-las para o reino da Esquerda, para seu próprio bem. Será que isso destrói a prevalência do Evangelho no reino da Direita? Pode um cristão optar por não perdoar de um desejo vingativo de ver o transgressor “sendo jogado para fora da igreja”?

A linha divisória entre os reinos deve ser arrependimento. O que distingue um cristão de um não-cristão é uma vida de arrependimento, buscando sempre o perdão de nosso próximo e de Deus. Somente quando esse desejo de se arrepender se vai, a pessoa se perde e se retira a si mesma da igreja e coloca-se na esfera do Estado. Considere o ensinamentos de Jesus. Na parábola do publicano e o fariseu, Jesus mostra que o publicano é justificado (perdoado e continua dentro da igreja) com a sua oração de  arrependimento (Lucas 18:10-14). Na parábola do Pai e os dois filhos, um filho se “arrepende” de não ter atendido ao chamado para trabalhar no campo, muda de idéia e vai. Ele é o único que faz a vontade do Pai (Mt 21:28-32). Quando Jesus discute “disciplina eclesiástica”, ele torna como primeira prioridade trazer o pecador ao arrependimento (Mt 18:15-17).
Isso dificilmente começa a descrever a relação complicada entre a justificação, santificação e ética luterana. Mas delineamos os contornos dessa relação. O cristão é justificado e trazido para a fé pela graça de Deus. Sua santificação é trabalhada pelo Espírito Santo de duas maneiras: por afogamento diário da velha natureza do cristão através da aplicação da lei, e produzindo os frutos do Espírito através da Evangelho. O cristão, então, motivado a fazer boas obras pelo movimento do Espírito através do Evangelho é impedido de fazer o mal pela lei. O cristão também deve-se considerar em qual esfera ele se encontra para determinar sua resposta ética. Ele está na esfera do governo, onde a Lei comanda? Ou na esfera da igreja, onde a ética do Sermão da Montanha reina suprema e os cristãos são chamados a uma vida de arrependimento? Somente através da compreensão correta de seus motivos para o comportamento ético e discernindo o reino em que ele se encontra, o cristão pode começar a avaliar quais são os cursos mais éticos para as suas ações.

1. Köberle, Adolf The Quest for Santidade (Ballast Press, Evansville, IN: 1936) p.89
2. Köberle, ibid. p.95
3. Scaer, David “Santidade: busca incessante do homem” na busca da Santidade (Ballast
Press, Evansville, IN: 1936) p.ix
4. Romanos 6:1-7
5. Romanos 7:14-23
6. Fórmula de Concórdia: Epitome, III, 5 em The Book of Concord Theodore Tappert (ed.)
(Fortress, Philadelphia, PA)
7. Köberle, ibid. p.168-169
8. Este “afogamento diário da velha natureza” pela lei é o que é classicamente conhecido dentro Luteranismo como “terceiro uso” da Lei. Primeiro uso da lei é a sua restrição do mal presente em todos os seres humanos, cristãos e não-cristãos. Seu segundo uso é para mostrar nossa rebelião contínua do ser humano contra a vontade de Deus. A “terceira utilização” é a sua utilização como um guia para a vida cristã. O cristão, na medida em que ele é uma nova criação, não tem necessidade da lei. Desde que a nova criação é unicamente o trabalho do Espírito Santo, enviado por Jesus Cristo, o Pai, não tem necessidade da Lei: essa é lei. Se o nova criação não estava em plena conformidade com a lei, a “nova” criação que continuaria a ser uma realidade imperfeita e não poderia, certamente, pretender ser um “santificado” ou santo (como Paulo chama todos os cristãos em suas epístolas). Mas a velha natureza permanece. Essa natureza não tem desejo de servir a Deus, mas goza de sua contínua rebelião. A lei deve ser continuamente falada com esta velha natureza. A lei, no entanto, não é aplicada externamente pela ordem natural, pela consciência ou pelo governo, mas pela nova criação em si. Assim, a lei é efetivamente aplicada internamente pelo cristão em sua velha natureza. Este é o “terceiro uso da Lei “. Stumme escreve que “para a ética luterana tradicional, No entanto, não há uma terceira utilização da lei que estipula uma forma cristã peculiar, um ‘manual de existência’ repleto de padrões distintos de obediência”. mas somente acrescenta que “o Deus do Decálogo é o bastante.” Aqueles que rejeitam o terceiro uso da Lei acabam fazendo isso de qualquer jeito, mas de alguma outra forma. (Stumme, John “A

Tradition of Christian Ethics” in The Promise of Lutheran Ethics Karen L. Bloomquist and John R. Stumme, Eds. (Fortress Press, Minneapolis, MN: 1998) p.16)
9. Stumme, ibid, p.28
10. Luther, Martin “Autoridade Temporal” de Lutero Obras Vol 45 (Fortress Press, Minneapolis, MN) p.88
11. Stumme, ibid, p.13 e Köberle, ibid, p.50
12. Confissão de Augsburgo, o artigo VII, 1 em The Book of Concord
13. Pequeno Catecismo VIII em The Book of Concord
14. Pless, John “A catequese para a vida no sacerdócio real” em um leitor de Pastoral Teologia (CTS Press, Fort Wayne, IN: 2002), p.66
15. Lutero, M. “Autoridade Temporal” Vol. 45: obras de Lutero (Fortress Press, Philadelphia, PA) p.91
16. Esta idéia aparece na Fórmula de Concórdia, o artigo VI sobre o Terceiro Uso da Lei.
“Acreditamos, ensinamos e confessamos que as obras feitas de acordo com a lei são, como são chamadas, obras da lei, porque elas são extorquidas das pessoas só sob o coerção de punições e da ameaça da ira de Deus. Os Frutos do Espírito, no entanto, são as obras que o Espírito de Deus, que habita nos crentes, opera através do regenerado, e que o regenerado pratica na medida em que foi regenerado … “

Rev. Charles St-Onge, 06 de outubro de 2002

Do original: “Ética Luterana na visão de justificação, Santificação e os Dois ‘Reinos'”

Fonte: http://www.lcms.org/

Anúncios