​Quando vejo líderes religiosos pedindo ou comemorando a violência contra seu próximo por causa de política, de nacionalidade, de religião, dá um desânimo. Se o cristianismo fosse algo meramente humano, uma “missão holística”, uma “cosmovisão” e etc, ou que visasse a “libertação” humana ou “conservar” o status quo, se fosse o que essas pessoas dizem que o cristianismo é.

Eu desanimaria por completo, não seria um cristão, porque não vejo mesmo solução humana num mundo que nunca teve solução social ou política após a expulsão humana do Éden. Talvez eu até perdesse a fé diante dessa pregação de tantas pregações que se dizem cristãs, mas visam o mal do próximo, não o bem, como Deus fosse tão mal e quisesse que se olhasse de cima para baixo nosso semelhante muçulmano, esquerdista, gay, mulher, negro, pobre, como vejo do lado que se diz conservador; ou olhássemos nos sentindo superiores aos neopentecostais, liberais, conservadores, etc, como se faz do lado que se diz progressista; ou até tratássemos mal essas pessoas pela “defesa” do “Evangelho”, ou da “fé”, ou por “novas leituras”, da Bíblia, como muitos cristãos ensinam, sempre puxando Deus para um lado político e ideológico.

Eu preferiria ser condenado ao inferno se fosse mesmo “cristão” pensar igual a esses que são profetas da maldade e da divisão entre seres humanos criados por Deus estivessem certos. Afinal, um “paraíso” aonde se chega através do mal e do ódio não seria um Paraíso no final das contas..

Ir para o Facebook e rolar o feed é desanimador às vezes como cristão, de ver tantos que professam a mesma religião que eu fazendo posts pregando tanta coisa ruim e maldades, tendo uma esperança militar, bélica, olhar para Jesus não como o Redentor da humanidade, mas como um líder político, ignorar totalmente o sermão do monte ou reinterpretá-lo para se adequar às suas ideias maldosas sobre os nossos semelhantes.. Por que não podem apenas discordar em questões secundárias e privadas, sem desejar o mal, a privação, a punição de quem discordam?

Nessas horas tenho que fechar o Facebook e recorrer à Bíblia, procurando respostas e alimento espiritual, porque isso tira tanto a minha energia que fico com medo da minha fé morrer de inanição de tao faminta que ela fica de respostas diante de tanta maldade em nome do Príncipe da Paz. 

Então na palavra eu encontra um alívio diante desse cenário de horror. Ela diz:

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

Lm 3.22,23

Se Deus não fosse misericordioso, nós já teríamos nos auto destruído como humanidade. É tanta maldade, tanto sentimento ruim, somente a Graça Universal (Gratia Universalis) de Deus tem nos segurado para que não sejamos consumidos pelos nossos próprios pecados.

Então que a Graça de Deus seja misericordiosa com quem é vítima dos ódios em nome do cristianismo e com quem promove este ódio também, que encontrem Cristo ao lerem a Bíblia, e seu divino amor, para quem se arrependam do mal que ensinam..

Com isso em mente, posso experimentar a conversão diária que o Espírito Santo nos proporciona a partir do santo batismo e desfrutar do radicalismo do amor do Pai, que ama a todos e que eu posso perdoar quem me deixa triste e amar também os que são vítimas de injustiças..

Anúncios